Existe a polêmica de que quem ingeriu bebida alcóolica deve tomar um café para dar uma acordada. No entanto, essa receita milagrosa não é tão válida assim.

Estudos com camundongos na Universidade de Temple, Filadélfia, submeteram-nos em labirintos com estímulo de barulhos e luzes para que fugissem.
Os animais que estavam sob efeito de álcool não conseguiram se locomover tão bem quanto aqueles sob efeito de cafeína. Enquanto que aqueles sob efeito das duas bebidas ficaram um pouco mais alertas, o que não garantiu sua fuga.
A conclusão que os pesquisadores chegaram é de que, nos humanos, a combinação dá a falsa ilusão de que não estão bêbados, mesmo ainda sob efeito do álcool e com as habilidades e reflexos prejudicados.

Da mesma forma, a ABIC, Associação Brasileira da Indústria do Café, afirma que pessoas embriagadas podem ter parte da sobriedade restaurada graças ao café. Mas que o efeito é temporário, confirmando o estudo acima.
Então de nada adianta tomar café para curar a bebedeira!
No entanto, o café possui ácidos clorogênicos que bloqueiam o desejo de auto-gratificação e de consumir álcool. Tanto que um dos principais remédios usados no tratamento do alcoolismo tem esse composto como princípio ativo.
Descobrimos então, que apesar de não ser o ideal para acabar com a embriaguez, pode ser interessante tomar um cafezinho antes de beber, já que pode reduzir ou inibir o consumo exagerado de álcool.

Fonte: Behavioural Neuroscience e ABIC.